Pilates em equipamentos ou Pilates solo: conheça a diferença

Joseph Pilates criou um amplo repertório de movimentos para atender seus conceitos de saúde e longevidade. Esse repertório pode ser praticado no solo, trabalho conhecido como Pilates Matwork, e em equipamentos. Equipamentos, aliás, projetados e desenvolvidos por ele, especialmente para o seu sistema de movimentos. 

O Pilates em equipamentos é uma experiência única, transformadora que combina força, flexibilidade e controle em uma só prática. O Reformer, Cadillac e a Chair são elegantes e exclusivos, tendo sido projetados para desafiar suas capacidades físicas e conectar seu corpo e sua mente.

Quer saber como tirar o máximo proveito dessa prática? Prepare-se para dicas valiosas, desde ajustes essenciais nos equipamentos até outros recursos para melhorar sua postura e a funcionalidade dos seus movimentos. 

Não importa se você é iniciante ou já um veterano do Pilates, sempre há espaço para aprimorar. Pronto para começar? Então respire fundo e siga essas dicas que vão revolucionar sua prática!

O que é Pilates em equipamentos?

O Pilates em equipamentos é a prática de um amplo repertório de movimentos realizados nos equipamentos específicos do método, projetados para potencializar os exercícios criados por Joseph Pilates, e atender seus princípios. Equipamentos de Pilates como o Reformer, Cadillac e Wunda Chair contam com molas, barras e alças que, adequadamente ajustadas, proporcionam resistência e assistência aos movimentos, permitindo um trabalho mais personalizado e eficiente. 

Essa prática é ideal para fortalecer músculos, melhorar a flexibilidade e corrigir a postura, tudo de forma controlada, fluida e integrativa. 

Seja para quem busca uma reabilitação ou aderir a um estilo de vida mais saudável, os equipamentos tornam o Pilates acessível para diferentes níveis de condicionamento físico e faixas etárias.

Qual a diferença entre Pilates solo e com equipamentos?

A principal diferença está nos recursos usados. No Pilates solo, os exercícios utilizam o peso do corpo como carga e a gravidade é a principal força a ser vencida. Essa característica exige muita força e controle para a execução dos movimentos. 

Já no Pilates com equipamentos, os movimentos são auxiliados ou desafiados por eles. As molas presentes na maior parte dos equipamentos do método, geram, às vezes, assistência aos movimentos, às vezes, resistência, intensificando o desafio corporal. Suas combinações oferecem mais possibilidades de personalização dos movimentos, criando níveis de progressão seguros e adequados. 

Enquanto o solo precisa apenas de um colchonete (mat) e um espaço físico livre, podendo ser praticado em qualquer lugar, os equipamentos são encontrados nos estúdios especializados no método. É importante destacar, que ambas as práticas devem ser orientadas por profissionais qualificados, podendo ser dirigidas para a reabilitação e para o condicionamento físico. 

E quais as semelhanças?

O método Pilates é um sistema de movimentos com princípios  e conceitos únicos, portanto o Pilates solo e em equipamentos, tem o mesmo objetivo: entregar saúde, autonomia e longevidade pelo movimento. A concentração, controle dos movimentos, a associação da respiração, alinhamento, fluxo e conexão mente e corpo estão presentes nas duas opções de prática. Tanto no solo quanto nos equipamentos, o objetivo é trabalhar o corpo de maneira integrada, com foco no fortalecimento do engagement (músculos profundos do core), melhora da postura e aumento da flexibilidade. 

Ambos os repertórios de movimentos podem ser adaptados para diferentes níveis de prática, de iniciantes a avançados, sempre respeitando as necessidades individuais. Além disso, podem ser muito eficientes como atividade de suporte e prevenção de lesões para esportistas e dançarinos, amadores e profissionais.

Pilates Solo ou com Equipamentos, qual o melhor?

A resposta depende do que você busca! O Pilates solo é perfeito para quem deseja praticar em qualquer lugar, utilizando apenas o peso do próprio corpo, desenvolvendo todas as capacidades físicas, explorando controle motor e equilíbrio. 

Já o Pilates em equipamentos é extremamente valioso para quem procura ou necessita de suporte extra para realizar alguns movimentos ou para quem busca desafios em diferentes aspectos do movimento humano, as molas podem tanto auxiliar quanto intensificar os movimentos. 

Ambos têm benefícios incríveis e são complementares. A melhor escolha é aquela que atende às suas necessidades e objetivos, seja fortalecer, reabilitar ou aumentar a flexibilidade, sempre com foco no desenvolvimentos de estratégias motoras mais eficientes.

Benefícios do Pilates em Equipamentos

O Pilates em equipamentos oferece um grande repertório de movimentos, possibilitando um número bem grande de adaptações de cada um dos seus movimentos, tanto para clientes iniciantes quanto para avançados. Essa versatilidade permite ajustes refinados para cada perfil de condicionamento e características corporais. É uma excelente escolha para quem necessita de reabilitação, pois esses ajustes contribuem para uma progressão segura e eficiente.  

Os equipamentos possibilitam maior variedade de movimentos, recrutando os músculos profundos, responsáveis pela estabilização do corpo, isso contribui muito para a mobilização dos braços e das pernas de forma mais funcional e eficiente. Os equipamentos também ajudam o profissional a identificar compensações e esforços indesejados, orientando a melhor postura para cada um, desenvolvendo a percepção corporal. É uma prática dinâmica, diversificada e desafiadora, independente do nível de condicionamento físico, experiência e objetivos.

Acessórios Pilates em Equipamentos 

É possível adicionar acessórios à prática de Pilates em equipamentos intensificando ainda mais seus resultados. O Reformer e a Wunda Chair possuem caixas que, usualmente, são adquiridas com os equipamentos, pois existem séries de movimentos que necessitam delas para sua realização. 


Além da long e da moon box, como são chamadas, existem outros acessórios como o TYE4X e o Parasetter, exclusividades do PhysicalMind de Nova York que podem ser integrados às prática de PIlates em equipamento contribuindo para a assistência, resistência, liberação e ativação miofascial.


Sempre é importante ressaltar que a orientação de qualquer uma das práticas de Pilates deve ser realizada por um profissional qualificado. É essa qualificação que garante segurança, melhores resultados e mudanças de hábitos para uma rotina de vida mais saudável. O método Pilates é um sistema de movimentos regido por conceitos e princípios que devem ser respeitados para que ele verdadeiramente entregue seus melhores benefícios.  

Quem pode fazer Pilates?

O Pilates é indicado para pessoas de todas as idades, níveis de condicionamento físico e objetivos. Seja você um iniciante ou atleta experiente, jovem ou idoso, o método pode ser adaptado para atender necessidades específicas. 

Praticar Pilates oferece diversos benefícios para quem busca melhorar a flexibilidade, a força muscular, mobilidade articular, resultando em uma melhora global da postura e da capacidade de realizar as tarefas do dia a dia. Além disso, desenvolve a percepção corporal, proporcionando relaxamento e alívio do estresse, através de uma conexão harmônica entre mente e corpo.

Previne o risco de lesões, melhora o desempenho em outras atividades físicas e proporciona bem-estar, trabalhando o corpo de forma integrada.

As características do método, o tornam uma excelente opção para o manuseio de dores crônicas, como lombalgia ou oriundas da artrite, ainda para pessoas com doenças como hérnia de disco, pois fortalece os músculos de suporte da coluna vertebral e alivia os desconfortos provocados por ele. É muito utilizado como recurso cinesioterapêutico, por profissionais da fisioterapia, para reabilitação de lesões musculoesqueléticas e nos períodos pré e pós operatório de algumas cirurgias, contribuindo na recuperação da mobilidade e da força muscular. 

Gestantes também se beneficiam com essa prática, desde que liberadas pelo seu médico pessoal, pois o método auxilia no fortalecimento dos músculos da região abdominal e pélvica, estabilizando-a, diminuindo desconfortos ocasionados pelas alterações posturais características da gestação e facilita o parto e a recuperação pós-parto. 

Ou seja, o Pilates é para todos! Seja qual for seu objetivo ou condição, ele pode transformar sua saúde e qualidade de vida.

Conheça o Núcleo do Corpo

Agora que você conhece as vantagens do Pilates, está pronto para incluir essa prática na sua rotina e transformar sua saúde física e mental?

O Núcleo do Corpo é o espaço onde sua jornada pelo equilíbrio entre corpo e mente ganha vida. Aqui, oferecemos um ambiente acolhedor e profissionais qualificados, prontos para personalizar sua prática e ajudá-lo a alcançar seus objetivos. 

Seja você iniciante ou praticante experiente, temos as ferramentas e o suporte necessários para transformar sua saúde.

Do Pilates em equipamentos ao solo, cada movimento é pensado para fortalecer, alongar e revitalizar seu corpo, promovendo uma experiência única e transformadora.

Contamos com uma equipe altamente qualificada e atualizada, composta por médica, fisioterapeutas, profissionais da dança e da educação física, supervisionados pela Dra. Elaine de Markondes. Há 27 anos cuidamos da saúde dos nossos clientes por meio do movimento.

Venha nos conhecer e dê o primeiro passo para uma vida mais saudável, longeva e equilibrada. Estamos esperando por você nas instalações do Condomínio Mirabili Offices, no coração do Champagnat, na Rua Padre Anchieta, 2194, Salas 901, 902 e 903, Curitiba, PR.  

Previous
Previous

Pilates como recurso cinesioterapêutico: movimento inteligente para saúde e reabilitação

Next
Next

Quais os principais equipamentos para studio de Pilates?