Pilates como recurso cinesioterapêutico: movimento inteligente para saúde e reabilitação
Imagine uma prática que vai além da atividade física, tornando-se uma poderosa ferramenta de reabilitação e saúde. Bem-vindo ao incrível mundo do Pilates como recurso cinesioterapêutico!
Com seus princípios focados em controle, respiração, concentração e alinhamento, essa prática é uma verdadeira aliada para quem busca aliviar e controlar dores e se recuperar de lesões.
Prepare-se para descobrir os segredos dessa técnica, entender como ela funciona no contexto cinesioterapêutico e conhecer seus benefícios investigados pela ciência e pela prática clínica. Vamos começar?
O que é a cinesioterapia?
A cinesioterapia, ou "terapia por meio do movimento", é um recurso terapêutico que utiliza exercícios físicos planejados, orientados e aplicados por fisioterapeutas para controlar, reabilitar, prevenir e tratar disfunções miofasciais e músculo-esqueléticas, em geral.
Ela se baseia no princípio de que o movimento é essencial para manter a saúde de todas essas estruturas: ossos, articulações, músculos,tendões, ligamentos, nervos, e do corpo todo, podendo ser usada para reabilitação pós-lesões, para tratamento de dores crônicas, para correção postural e melhoria da força e da mobilidade.
Esse recurso pode ainda ser adaptado para pacientes com necessidades especiais e próprias de cada pessoa, garantindo cuidados personalizados e eficazes.
Quem pode aplicar o método?
Os fisioterapeutas são os responsáveis pela aplicação desse recurso terapêutico, pois possuem formação e desenvolvem competências profissionais para avaliar, diagnosticar, planejar e conduzir exercícios terapêuticos com segurança e eficácia.
É fundamental que o profissional tenha experiência e formação adequada para adaptar os exercícios às necessidades específicas de cada paciente, evitando sobrecargas e agravamento de condições existentes e promovendo a recuperação funcional necessária.
Cinesioterapia possui contraindicações?
A cinesioterapia é uma aliada incrível para a recuperação e prevenção de lesões, mas, como toda terapia, possui algumas contraindicações. Em casos de infecções agudas, fraturas não estabilizadas, doenças cardiovasculares graves ou trombose, os exercícios físicos podem não ser recomendados quando existe o risco de agravar os sintomas.
No entanto, em muitos casos, ela pode ser adaptada para um manuseio eficiente de determinadas condições terapêuticas de forma segura e especializada. Por isso, é fundamental contar com um profissional qualificado para uma avaliação diagnóstica adequada, capaz de assegurar manuseios por meio do movimento sem riscos.
Na cinesioterapia, a regra de ouro é priorizar a segurança e respeitar os limites do corpo, garantindo que o movimento seja um aliado na busca pela recuperação funcional, saúde e promoção do bem-estar!
Cinesioterapia e Pilates: como se comunicam?
Movimento é função e função é vida, e o entendimento de que o Método Pilates é um importante recurso cinesioterapêutico cria conexões expressivas conceituais entre ambos.
Como um recurso cinesioterapêutico, o Método Pilates tem como objetivo promover a saúde, restaurar a funcionalidade e promover o bem-estar geral e, faz tudo isso, por meio do movimento. Utiliza-se de exercícios selecionados na amplitude do seu repertório, para controlar, restaurar, tratar e prevenir disfunções musculoesqueléticas. O Pilates é um método que tem como foco o controle corporal, o realinhamento postural, a mobilidade global e o fortalecimento muscular.
Vamos compreender de que forma o Método Pilates se apresenta como um inestimável recurso cinesioterapêutico.
Reabilitação
Na reabilitação, a cinesioterapia, aplicada por meio dos conceitos e princípios do Pilates torna-se um poderoso meio terapêutico. A cinesioterapia atua diretamente na recuperação de funções musculoesqueléticas comprometidas, seja após uma lesão aguda, seja promovida por certas condições crônicas ou ainda, por intervenções cirúrgicas, utilizando exercícios terapêuticos personalizados para restaurar a mobilidade, força, equilíbrio e funções musculoesqueléticas, em geral.
O Método Pilates, por meio de movimentos adequadamente selecionados em seu repertório, promove e desenvolve o alinhamento postural, o recrutamento de músculos estabilizadores (core/engagement), e a percepção corporal.
Dessa forma, estimulando a percepção corporal, a apropriação perceptiva das condições corporais pelo próprio paciente, seus limites e possibilidades, permite a eles colaborarem de forma mais eficiente na promoção de sua recuperação funcional tornando-a mais ágil e duradoura, além de promover a prevenção de novas lesões.
Como são os exercícios da cinesioterapia?
Os exercícios cinesioterápicos são tão diversos, quanto as necessidades de quem os pratica! Eles podem ser divididos em movimentos passivos, ativos e resistidos, cada um com um propósito específico.
Os exercícios passivos, por exemplo, são realizados com a ajuda do fisioterapeuta e são ideais para pessoas com mobilidade e autonomia reduzidas. Os exercícios ativos são feitos pelo próprio paciente, com foco na melhora da força muscular e na amplitude de movimento. Os resistidos, por sua vez, utilizam acessórios tais como pesos, faixas elásticas ou o próprio peso corporal para intensificar todas as funções musculoesqueléticas, em particular o ganho de força muscular.
Além desses, existem exercícios que trabalham a coordenação motora, o equilíbrio e a estabilidade, promovendo benefícios globais relacionados com o controle de dores, melhora da precisão dos movimentos e prevenção de recidivas e de surgimento de novas lesões.
A personalização é a grande vantagem aqui, e os movimentos quando adaptados às condições e limitações do paciente, tornam a aplicação do Método Pilates um recurso cinesioterapêutico poderoso para a recuperação funcional e a promoção do bem-estar.
Pode substituir Fisioterapia por Pilates?
O Pilates, sempre que for aplicado por um fisioterapeuta é Fisioterapia. E deve ser usado como uma abordagem clínica e terapêutica voltada para tratar e reabilitar lesões, condições ortopédicas e neurológicas e outras disfunções do corpo. Por meio de seus conceitos, princípios e repertório de exercícios, o Pilates restaura e desenvolve o alinhamento postural, o fortalecimento muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e o controle corporais.
Também pode ser utilizado de forma complementar à fisioterapia, potencializando seus resultados e auxiliando no restauro funcional, no controle da dor e na prevenção de lesões.
O que é Pilates para reabilitação?
O Pilates na reabilitação, utilizado, nestes casos, por fisioterapeutas, é o uso dos princípios e movimentos do método como recurso terapêutico. Quando aplicado por outros profissionais, caracteriza-se como um método de reeducação do movimento que tem como objetivo fundamental desenvolver um corpo saudável e capaz de se auto-regular.
É ideal para quem busca se recuperar de lesões, aliviar dores crônicas, melhorar a mobilidade e corrigir padrões posturais inadequados. Um dos importantes diferenciais do Pilates como método de movimento, é o foco no fortalecimento dos músculos profundos (engagement, core) que promovem a estabilidade da coluna e a economia do esforço.
Praticar Pilates é como usufruir de um "empurrãozinho inteligente" para o corpo recuperar um estado de equilíbrio biológico essencial, usufruindo de benefícios que vão além da recuperação funcional, mas que promovem autoconfiança, percepção corporal e importante melhora da qualidade de vida. favorecendo a longevidade com autonomia.
Quais são os 3 objetivos do Pilates?
O Pilates tem três grandes objetivos que transformam a maneira como você se movimenta, compreende e cuida do seu corpo.
Primeiro, ele treina a ativação dos músculos profundos do engagement/core (abdômen, região lombar, assoalho pélvico e diafragma) promovendo a estabilização da coluna e maior controle dos seus movimentos.
Em segundo lugar, aumenta a flexibilidade e a mobilidade global, tornando seu corpo mais ágil e mais resistente a lesões.
Por fim, melhora o alinhamento postural e a percepção corporal, corrigindo hábitos inadequados, evitando desgastes desnecessários e promovendo maior economia do esforço.
Pilates é muito mais do que exercício, é um treinamento do corpo que une práticas de respiração com diferentes direções e amplitudes de movimento, com treinos de força e estabilidade e promove uma sensação de bem-estar em cada atendimento!!
Conheça a Núcleo do Corpo
O movimento é uma das formas mais poderosas de cuidar do corpo e da mente, e o Pilates, utilizado como recurso cinesioterapêutico é uma excelente prova disso. Seus conceitos e princípios têm o potencial de transformar vidas, promovendo saúde, funcionalidade, autonomia e longevidade. Se você quer sentir na pele os benefícios do movimento consciente, não espere mais!
O Núcleo do Corpo é o lugar perfeito para você! Aqui, utilizamos os conceitos do Método Pilates como estilo de vida, oferecendo soluções personalizadas e eficientes que atendem às necessidades individuais.
Nossa equipe de profissionais qualificados está pronta para lhe orientar, em cada etapa do seu processo de recuperação funcional e na sua busca por qualidade de vida.
Com equipamentos modernos, ambiente acolhedor e um método baseado em ciência, proporcionamos uma experiência única e transformadora. Pilates como estilo de vida!
Venha conhecer nosso espaço no Condomínio Mirabili Offices, com uma equipe multidisciplinar de excelência, sob a supervisão da Dra. Elaine de Markondes, médica, fisioterapeuta e diretora clínica do Núcleo do Corpo.
Estamos esperando por você!