Método Pilates: repertório de movimentos

O Pilates se tornou muito popular por ser uma atividade física dinâmica e funcional que traz diversos benefícios à saúde corporal, tais como realinhamento postural, reequilíbrio muscular, aprimoramento da coordenação motora e desenvolvimento da percepção corporal de quem pratica.

Por ser uma prática global, oferece inúmeros benefícios para a saúde, contribuindo, inclusive, para o equilíbrio emocional, fatores que tornam o Pilates uma atividade completa e altamente eficaz, o que explica sua crescente popularidade.

Criado por Joseph Pilates, no início do século XX, quando era denominado "Contrology”, propôs desde sua origem, a integração entre mente e corpo, utilizando as fases da respiração de forma coordenada e ativa, com as etapas dos movimentos criados por ele. 

Se você está pensando em iniciar ou se aprofundar nesse assunto, este texto apresenta um pouco das principais características do seu vasto repertório de movimentos, de solo que foram deixados pelo seu criador e de equipamentos que foram registrados pelos instrutores de primeira geração, chamados Elders, que aprenderam e praticaram o método diretamente com Joseph Pilates por muitos anos. Continue lendo para descobrir como a prática dessa atividade pode transformar sua saúde! 

Quais são as principais características dos movimentos do Pilates?

O repertório de movimentos do Pilates é estruturado para atender diferentes objetivos, por meio de uma prática corporal global, tanto no solo quanto nos equipamentos específicos do método. Joseph Pilates criou uma grande quantidade de movimentos, que atendem os mesmos objetivos utilizando diferentes estímulos e níveis diferentes de complexidade. 

Para que seja praticado por todas as pessoas, com seus diferentes níveis de condicionamento e conhecimento, seu repertório é organizado em movimentos básicos, intermediários e avançados, e todos eles tem versões mais simples e mais complexas, permitindo que sejam personalizados para cada cliente.

Outra característica importante, é que vários movimentos atendem o mesmo objetivo. Por essa razão, não são executadas séries muito longas do mesmo movimento. Em geral, diferentes movimentos, com o mesmo objetivo, são selecionados para que ele seja alcançado. Isso gera diferentes estímulos, tornando os atendimentos desafiadores para o cliente, gerando motivação e aumentando o foco.

A prática deve ser regular para que novas estratégias motoras sejam conquistadas e seus benefícios à saúde, sejam incorporados pelo cliente no seu dia a dia. Tais como o fortalecimento do engagement, grupo de músculos que tem por característica principal, estabilizar o centro do corpo para permitir a melhor amplitude de movimento articular dos braços e das pernas. A estabilização do centro do corpo, o alinhamento esquelético e o reequilíbrio muscular, geram economia energética para a realização das tarefas cotidianas e também para a melhora do desempenho em atividades esportivas ou de dança. Essa estabilização traz conforto para a região lombar da coluna e contribui para o controle de dores e desconfortos, melhorando a qualidade de vida do praticante.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre este repertório e seus benefícios. 

  1. Repertório de Solo

O repertório de movimentos de Pilates no solo compreende 34 movimentos clássicos deixados por seu criador em um livro chamado Return To Life Through Contrology, cuja primeira edição data de 1945, no qual descreve cada um dos movimentos detalhadamente, orientando a forma correta de executá-los considerando suas etapas, fases da respiração, de acordo com seus conceitos e princípios.

Este repertório de movimentos foi criado a partir das experiências motoras de Joseph Pilates que acreditava no movimento como o caminho para a saúde e a felicidade como os gregos antigos. Neste livro, seus leitores encontram as recomendações de Pilates para a boa postura, a melhor biomecânica do corpo, a respiração associada ao movimento, flexibilidade e conexão mente e corpo. 

Os movimentos de Pilates solo utilizam o peso do próprio corpo como carga sendo realizados em diferentes posições do corpo para diferentes finalidades. São organizados em conjuntos de movimentos que desenvolvem habilidades motoras afins, como rolamentos, movimentos para a coordenação motora entre braços e pernas, estabilização e mobilização do centro do corpo e equilíbrio. 

Acessórios específicos podem ser adicionados à prática com o objetivo de enriquecer informações proprioceptivas, gerar instabilidade e dar assistência em diferentes fases dos movimentos.

Os atendimentos de Pilates solo são, em geral, realizados em pequenos grupos, com duração de uma hora. 

  1. Repertório de Equipamentos

O repertório de movimentos para os equipamentos foi inspirado no repertório de solo. Para sua prática, Joseph Pilates criou equipamentos específicos, com resistências elásticas, as famosas molas que podem atuar como assistentes da realização do movimento ou como carga. Os equipamentos mais importantes do método são o Cadillac, Reformer e a Chair. Pilates criou ainda os equipamentos Ladder e o Step Barrel ou Spine Corrector e diversos acessórios menores, mais portáteis para que o praticante de Pilates pudesse manter sua rotina de movimentos em qualquer lugar que estivesse. Cada equipamento tem seu repertório específico de movimentos, aproveitando as características de cada um deles. 

Como no solo, o repertório de equipamentos tem movimentos com níveis de complexidade diferentes, atendendo uma ampla gama de possibilidades motoras. O Reformer é o equipamento que, segundo a nossa metodologia de trabalho, tem a maior quantidade de movimentos, são 61, seguido da Chair e do Cadillac. Estamos considerando os movimentos originais. Cada um destes movimentos tem versões mais simples e mais complexas, o que multiplica o número de possibilidades que o profissional tem a sua disposição para oferecer ao cliente, de acordo com suas necessidades e objetivos.

As resistências elásticas atuam, às vezes, como assistência colaborando na realização do movimento, às vezes como resistência desafiando o esforço para a sua realização. É equivocada a ideia que praticar Pilates em equipamentos é melhor do que no solo. Ambos os ambientes trazem benefícios ao praticante e podem ser considerados complementares.

Vamos entender um pouco mais sobre as características deste método, dissecando seu movimento mais conhecido: 

The Hundred ou Hundreds

The Hundred é o movimento mais conhecido do Método Pilates. É o primeiro movimento dos 34 criados e apresentados por Joseph Pilates no livro de sua autoria que descreve o repertório de movimentos do Pilates solo.

Apesar de ter surgido inicialmente para o solo, é realizado nos equipamentos próprios do método, sendo a versão para o Reformer, a mais utilizada. Em cada um dos ambientes no qual é realizado, gera demandas específicas estabelecendo diferentes níveis de complexidade, o que deve ser levado em consideração para definir a melhor progressão para cada cliente.

Seu objetivo principal é ativar os músculos profundos do abdome e do assoalho pélvico, durante 10 ciclos respiratórios completos de 10 tempos ou contagens cada um. Daí seu nome. A partir de uma flexão da cervical e da coluna torácica até sua 10a vértebra, posicionando os braços ao lado do corpo e da extensão dos membros inferiores em um ângulo de, aproximadamente, 30 graus, o praticante de Pilates permanece nesta posição realizando pequenos movimentos de flexo-extensão dos ombros até completar 10 ciclos respiratórios.

O movimento regular dos braços gera instabilidade sobre o tronco o que intensifica o recrutamento dos músculos do engagement, gerando a melhora do seu tônus, o que melhora a pressão intra-abdominal, melhorando as relações articulares das vértebras entre si e com os discos intervertebrais, colaborando no controle de sintomas na região lombar. 

The Hundred, como os demais movimentos do repertório, pode ser simplificado ou complexificado para melhor atender as limitações ou habilidades de cada praticante. É um dos primeiros movimentos na ordem do repertório original deixado por Joseph Pilates.

Faça Pilates no Núcleo do Corpo

Se após essa leitura você ficou com vontade de conhecer mais sobre essa prática transformadora, agende agora mesmo seu atendimento!

Contamos com uma equipe de excelência, composta por médica, fisioterapeutas, profissionais da dança e da educação física, supervisionados pela Dra. Elaine de Markondes.

Nosso ambiente acolhedor e altamente seguro está pronto para recebê-lo nas instalações do Condomínio Mirabili Offices, no coração do Champagnat. 

Venha nos visitar na Rua Padre Anchieta, 2194, Salas 901, 902 e 903, Champagnat, Curitiba, PR.  

Previous
Previous

Pilates Solo: entenda o que é, quem pode fazer e aplicações

Next
Next

Pilates para homens: benefícios para a saúde masculina