postura-nucleo-do-corpo

Ciência comprova relação entre boa postura e o aumento na produção de hormônios

Cabeça erguida, mãos na cintura e costas eretas. O beabá da postura correta acabou de receber o aval da ciência. De acordo com as pesquisas da psicóloga social Amy Cuddy, a boa postura influencia diretamente na fisiologia dos nossos corpos, sendo capaz de aumentar a secreção de hormônios relacionados à autoestima. Ou seja, a posição corporal de altivez de fato funciona.

Amy é professora da Harvard Business School, em Massachusetts, Estados Unidos, e autora do livro “O Poder da Presença”. Nele, a estudiosa descreve como chegou à conclusão de que a postura é capaz, entre outras coisas, de também elevar os níveis de testosterona – substância relacionada à libido e à agressividade, mas que facilita atitudes assertivas – e reduzir o cortisol – composto que regula o estresse, o que ajuda a clarear decisões.

postura-nucleo-do-corpo2

Um dos experimentos realizados com sua equipe de Harvard recolheu amostras de sangue e saliva de 40 homens e mulheres, divididos em dois grupos. O primeiro foi orientado a fazer poses de confiança e permanecer assim por dois minutos. Já os participantes do segundo mantiveram posições retraídas, com a cabeça baixa. Depois de 15 minutos, novas amostras foram colhidas. E o grande resultado apareceu: as pessoas da primeira turma apresentaram aumento de 20% no nível de testosterona. Já nas do segundo, ocorreu o contrário: queda de 10%.

A ciência ainda está estudando possíveis explicações para isso. Segundo a mais simplória delas, apenas o fato de acreditarmos que determinada postura nos traz segurança já altera os mecanismos do organismo e impacta a secreção hormonal. Outra possibilidade é que posturas mais expansivas permitem uma respiração profunda e eficiente, estimulando o relaxamento do organismo e reduzindo o estresse. A alteração hormonal seria simplesmente uma consequência.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter para receber novidades todas as semanas, prometemos só mandar coisas legais :)



Quer mais informações?

Preencha seus dados abaixo para que não haja dúvidas :)





Champagnat

R. Edmundo Saporski, 80

41 3029-1785