pilates na terceira idade

Pilates na terceira idade

É natural que com o passar dos anos algumas de nossas capacidades físicas se tornem limitadas. O envelhecimento traz disfunções no equilíbrio, enfraquecimento dos músculos e uma queda considerável na resistência. A postura não é mais a mesma e algumas doenças começam a ser motivos de preocupação.

Não tem como escapar da terceira idade, mas isso não quer dizer que envelhecer com saúde é impossível. Diferentes tratamentos surgem todos os anos para preservar o bem estar dos idosos, mas hoje falaremos de um método especial: o Pilates.

Pilates para idosos? Sim!

Nunca é tarde para começar, mas antes de iniciar as atividades, passar por uma avaliação prévia é essencial. Ela ajuda a identificar as limitações, o nível de dor e quais são os melhores exercícios para o idoso.

Depois disso, a dica é partir para um treinamento individual. Por atender as necessidades particulares do idoso que faz a aula de Pilates, o treinamento individual — que pode ser feito com a ajuda de acessórios, ou apenas de um colchonete — possui baixo impacto e faz com que o aluno vá no seu próprio ritmo.

Realmente funciona?

O método Pilates trabalha o corpo inteiro. Além de proporcionar mais força e flexibilidade, melhora a mobilidade das articulações, ajuda no equilíbrio e coordenação motora e fortalece os músculos. A capacidade respiratória, que é prejudicada com o envelhecimento, também é trabalhada, assim como a concentração. Tudo isso contribui para a melhora na qualidade de vida do idoso e para que as atividades rotineiras não se tornem um desafio!

Osteoporose: um assunto delicado

A osteoporose é uma doença silenciosa. De acordo com dados da International Osteoporosis Foundation (IOF), ela é responsável por mais de 9 milhões de fraturas por ano no país, sendo uma a cada três segundos, e não é surpreendente que a maior parcela atingida seja composta por idosos. Porém, o Pilates pode ajudar. Com exercícios que focam na sobrecarga de peso, os ossos são submetidos à carga mecânica, favorecendo o aumento da massa óssea, o que ajuda diretamente na prevenção e tratamento da doença.

 

Agende já uma aula experimental aqui.

 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter para receber novidades todas as semanas, prometemos só mandar coisas legais :)



Quer mais informações?

Preencha seus dados abaixo para que não haja dúvidas :)





Champagnat

R. Edmundo Saporski, 80

41 3029-1785