blog2

Pilates e yoga: resultados semelhantes, origens distintas

O yoga moderno tem origens na fusão entre técnicas indianas ancestrais e ginástica moderna, e foi aperfeiçoado a partir da Índia ao longo do século XX – e daí levado para os países ocidentais.

Embora tecnicamente não seja apropriado falar em ‘filosofia’ do yoga – já que a filosofia sistemática e acadêmica tem história calcada no Ocidente – o yoga é um sistema de pensamento que envolve não apenas atitudes corporais, mas uma visão de mundo ligada à antiga Índia e suas tradições.

O Pilates, por sua vez, foi inventado pelo alemão Joseph Pilates – e tem sua origem enquanto método no século XX.

Joseph Pilates se inspirou em movimentos do yoga para desenvolver sua técnica – e também usou seu conhecimento prático obtido no seu trabalho com atletas e dançarinos na Alemanha e nos Estados Unidos.

Os resultados que ambos os métodos oferecem são em certo aspecto semelhantes. Eles corrigem a postura, aliviam a ansiedade e melhoram a performance dos seus praticantes. O yoga usa menos aparelhos que o Pilates, e eventualmente exige do praticante um corpo mais condicionado já no início de uma agenda de práticas – dependendo das posturas que serão realizadas. O Pilates, por sua vez, é geralmente uma prática em que estão presentes aparelhos – o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.

Young woman silhouette practicing yoga on the sea beach at sunset

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter para receber novidades todas as semanas, prometemos só mandar coisas legais :)



Quer mais informações?

Preencha seus dados abaixo para que não haja dúvidas :)





Champagnat

R. Edmundo Saporski, 80

41 3029-1785