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Exercícios durante o inverno

Não é porque está frio que você deve parar com as atividades físicas. Elas são muito importantes para manter a saúde do corpo e evitar que, passando o inverno, você muito bruscamente, tentando recuperar o tempo perdido nos dias frios, faça exercícios pesados e acabe se lesionando.

De qualquer forma, deve haver sim uma proteção durante o inverno. Algumas partes do corpo sofrem mais com o frio, como as mãos, os pés e a cabeça. O certo e evitar o máximo de contato dessas partes do corpo com o ar gelado. Não dispense as luvas e os gorros e use, até mesmo, faixas que cubram as orelhas.

Opte por peças mais justas e coladas à pele, como leggings e segunda pele. Elas vão deixar menos espaços para a passagem do ar frio, protegendo melhor seu corpo. Já saia de casa agasalhado e só tire o excesso de roupa à medida que os exercícios forem aquecendo o corpo. Esses cuidados são importantes porque as partes descobertas do corpo perdem calor para o ambiente.

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Se você é daqueles que levanta bem cedinho para fazer seu exercício, então muito cuidado durante o inverno. Comece as atividades de forma bem leve e nunca esqueça do aquecimento, ele é fundamental sempre e, principalmente, no inverno. Nessa época do ano o corpo demanda mais energia para se manter aquecido e isso pode tornar o exercício mais extenuante.

No frio a musculatura fica, naturalmente, mais contraída e tensa. Para evitar lesões é importante fazer um alongamento leve e, depois, um bom aquecimento em ritmo mais lento que o habitual por pelo menos quinze minutos.

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Além disso, durante o inverno você pode ter a sensação de que o corpo está respondendo melhor, principalmente no início das atividades. Isso acontece porque está sobrando ar e sua percepção de esforço é menor. Não se engane, essa sensação pode trazer riscos para os eu corpo, já que você pode não sentir a sobrecarga sobre os músculos e o coração.

A variação súbita da temperatura também é um problema. Conhecido como choque térmico, a transição de um ambiente muito aquecido para um lugar mais frio pode desencadear alterações cardíacas. Procure também desenvolver a respiração nasal durante os exercícios, deixando o ar chegar aquecido aos pulmões, já que o clima gelado favorece as infecções respiratórias.

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Ao final das atividades, lembre-se de trocar logo a roupa suada por um agasalho. Não esqueça de beber muita água, antes, durante e depois dos exercícios, isso é fundamental para manter seu corpo hidratado. No inverno a percepção de sede diminui, o que pode ser muito perigoso. Outro alerta é com relação as bebidas que são consumidas depois dos exercícios. Muita gente corre para beber algo quente, mas isso é errado porque alguns chás e até mesmo o café podem levar a desidratação, se o seu corpo necessita de água.

Levando em consideração essas dicas, você pode e deve continuar seus exercícios físicos. Nunca esqueça que se manter em movimento é muito importante para uma vida melhor e bem-estar garantido.

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