nucleo-dor-coxa

Controle neuromuscular proximal protege contra lesões na coxa

Um recente estudo de pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica, estabeleceu uma relação entre a atividade dos músculos profundos do abdômen, também conhecidos por “core”, e a ocorrência de lesão de isquiotibiais em jogadores de futebol. Esta é a primeira pesquisa a investigar o papel exato do funcionamento do core durante a corrida de alta velocidade em relação ao risco de lesão nos isquiotibiais.

Com uma taxa de incidência incessantemente elevada e prejudiciais repercussões funcionais, as lesões de isquiotibiais continuam a ser um problema substancial no futebol masculino. O controle neuromuscular proximal (“estabilidade do núcleo”) é considerado de importância fundamental na prevenção de lesões primárias e secundárias, embora ainda faltem evidências científicas sobre a natureza exata da associação núcleo-isquiotibiais.

De acordo com a equipe, a atividade muscular da unidade central durante a corrida explosiva está associada à ocorrência de lesão na coxa. Quantidades mais elevadas de atividade muscular glútea e de tronco durante as fases aerotransportadas de corrida foram associadas a um menor risco de lesões posteriores nos isquiotibiais.

nucleo-dor-coxa2

Desta forma, as descobertas realizadas por Joke Schuermans e sua equipe proporcionam uma base para a melhoria da reabilitação e prevenção, baseadas em evidências científicas, com o foco particular no aumento do controle neuromuscular dos músculos glúteos e de tronco durante atividades esportivas específicas.

Apesar da pesquisa ter sido realizada com homens jogadores de futebol, podemos exportar estas experiências para demais atividades físicas, como o Pilates ou a corrida. O NúcleoRUN tem como objetivo aplicar o conceito do Método Pilates que é desenvolvido dentro do Núcleo do Corpo, na corrida de rua. O programa mostra os benefícios desta aplicação para a melhor realização da atividade física, potencializando seus resultados. Venha praticar esta ideia conosco! Aos sábados, às 7h45, no Parque Barigui: não perca!

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter para receber novidades todas as semanas, prometemos só mandar coisas legais :)



Quer mais informações?

Preencha seus dados abaixo para que não haja dúvidas :)





Champagnat

R. Edmundo Saporski, 80

41 3029-1785