curitiba-blog-nucleo-do-corpo

Conheça a história e a importância do Outubro Rosa

Todo mundo já sabe: outubro é mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas você sabe a origem da data? O movimento surgiu nos Estados Unidos, onde vários estados já contavam com ações isoladas referente aos cuidados contra a doença neste mês, o que resultou na decisão por parte do Congresso Norte-Americano de transformar outubro no mês de prevenção do câncer de mama.

No fim do século passado, o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure como símbolo do esforço contra a enfermidade e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, EUA, em 1990. Ao longo da década, entidades de outras cidades do país passaram a celebrar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, época em que surgiu a expressão Outubro Rosa, em referência à cor do laço.

Hoje, a ideia já está disseminada pelo mundo todo, seja com ações diretas como eventos e desfiles de moda, ou com a iluminação da cor rosa de grandes construções, iniciativa repetida nos quatro cantos do planeta. As atividades têm como objetivo principal a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, o que aumenta muito as chances de cura.

Saiba como deve ser feito autoexame para evitar o desenvolvimento do câncer de mama

O autoexame não deve ser o exame conclusivo sobre a presença ou não de nódulos nos seios. Mas, com certeza, é uma maneira de evitar que a doença se desenvolva. As chances de cura do câncer de mama podem chegar até a 100% dos casos, se detectados na fase inicial. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, melhores serão os resultados.

Por isso, veja aqui como deve ser feito o autoexame e fique atenta aos sinais que essa prática pode apresentar. Não deixe de procurar seu médico na presença de qualquer alteração e, claro, não esqueça da mamografia, que deve ser feita anualmente em mulheres acima dos 40 anos.

autoexame-blog-nucleo-do-corpo

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter para receber novidades todas as semanas, prometemos só mandar coisas legais :)



Quer mais informações?

Preencha seus dados abaixo para que não haja dúvidas :)





Champagnat

R. Edmundo Saporski, 80

41 3029-1785