nucleo-terceira-idade

Como tornar o dia a dia mais ativo na terceira idade

Chamamos de terceira idade a fase em que ocorrem transformações significativas no indivíduo como, por exemplo, a diminuição de peso e altura, densidade mineral óssea e metabolismo. A partir dos 60 anos já é possível incluir-se nesta categoria.

Com a alteração na composição do corpo, é natural que o rendimento e a capacidade física sejam limitados. Sabe-se que o sedentarismo junto a outros fatores recorrentes como menor consumo de alimentos e menor mobilidade estão ligados ao déficit vitamínico, afetando diretamente na qualidade do músculo esquelético e força muscular. Esses fatores acarretam consequências funcionais no andar e no equilíbrio, aumentando o risco de queda.

nucleo-terceira-idade2

No entanto, apesar disso tudo, ter uma vida ativa e de qualidade é possível com exercícios simples de fortalecimento muscular. O ideal é praticar 30 minutos de atividade física três a cinco vezes na semana, incluindo exercícios aeróbicos e de resistência. Caso a prática de exercícios específicos não seja possível, mudar os hábitos nos compromissos do dia a dia é uma opção.

Ao acordar, faça um bom alongamento e prefira escadas convencionais para locomover-se. Fazer caminhadas regularmente também ajuda a estimular a mente e é um ótimo exercício para aumentar a capacidade física. Outra dica é estacionar longe da entrada dos estabelecimentos para um percurso com maior mobilidade. Esse padrão de comportamento, aliado a uma alimentação rica em cálcio e vitaminas, junto com a ingestão adequada de água, fará seus dias muito mais agradáveis e cheios de saúde!

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter para receber novidades todas as semanas, prometemos só mandar coisas legais :)



Quer mais informações?

Preencha seus dados abaixo para que não haja dúvidas :)





Champagnat

R. Edmundo Saporski, 80

41 3029-1785