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A ajuda do pilates no dia a dia

Imersos em rotinas apertadas e na correria diária, é comum passarmos por situações que geram tensão e estresse. São horas em filas sem fim, parados no trânsito ou até mesmo sentados na cadeira do dentista.

Pensando no bem-estar de vocês, no post de hoje falaremos como algumas práticas ensinadas nas aulas de pilates podem amenizar o desconforto diário.

Relaxamento dentro do carro

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Perdemos cada vez mais um tempo valioso do nosso dia no trânsito. A quantidade de veículos nas ruas das grandes cidades aumentou significativamente nos últimos dez anos. Uma dica simples e eficiente é aproveitar o tempo dentro do carro para acalmar a mente. Um dos recursos mais eficientes para isso é praticar a respiração passada nas aulas de pilates enquanto estamos presos no engarrafamento: inspirar em 4 tempos pelo nariz e expirar em 6 tempos pela boca, de forma suave e ritmada. Isso ajuda a diminuir o estresse e a aumentar o foco.

Técnicas para evitar lesões durante atividades físicas

Beautiful young woman smiles at the camera while lifting weights at the gym. Horizontal shot.

Levar para a atividade física que você gosta de praticar algumas ideias adquiridas nas aulas de pilates, vai diminuir o risco de lesões e talvez até oportunizar a melhora da sua performance.  Deixamos aqui três dicas simples e eficientes que podem ajudar em quase tudo o que fazemos:

1 – associe a fase expiratória da respiração ao momento de maior esforço da tarefa motora;

2 – recrute os músculos profundos do abdome e do assoalho pélvico para estabilizar a região lombar;

3 – perceba se o nível de esforço que está utilizando é compatível com a tarefa proposta.

Desta forma, seu treino será menos cansativo e mais produtivo.

Melhor jeito para enfrentar filas

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Apesar das novas tecnologias disponíveis para tornar o nosso dia a dia mais prático, ainda temos algumas necessidades que nos obrigam a permanecer em filas de atendimento, a maioria das vezes em pé. Uma dica simples e eficiente para diminuir o esforço da manutenção desta postura é alternar a descarga de peso do corpo sobre os pés, entre o direito e o esquerdo e também evitar o “travamento” dos joelhos, permitindo que fiquem esticados, mas não empurrados para trás. Usando estas duas estratégias, você vai economizar energia e portanto, diminuir o cansaço no final do dia.

Como minimizar o desconforto de ficar muito tempo sentado

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Nem sempre as cadeiras e poltronas das diversas salas de espera que frequentamos no nosso dia a dia são ergonomicamente adequadas. Temos características corporais diferentes e, por essa razão, seria impossível um padrão que nos atendesse completamente. Mas você pode, com cuidados simples, diminuir o desconforto causado por um mobiliário não muito compatível com o seu peso ou altura. Procure sentar-se com a região posterior da pelve apoiada no encosto da cadeira e os pés apoiados no chão. Além disso, realize a respiração que você pratica nas aulas de pilates para recrutar os músculos profundos do abdômen e do assoalho pélvico. Esse recrutamento vai estabilizar a região lombar diminuindo ou até evitando a instalação de dor ou desconforto.

Menos tensão na cadeira do dentista

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A maior parte dos profissionais da odontologia utiliza, atualmente, uma posição praticamente horizontal, quando não invertida, das cadeiras de atendimento para ter melhor acesso à cavidade oral dos seus pacientes durante as consultas. Além dos cuidados que eles já tomam, nos oferecendo pequenas almofadas de apoio lombar e cervical, nós também podemos colaborar utilizando um recurso ensinado em aula. Realize micro movimentos para frente e para trás com a sua pelve. Inspire quando movimentá-la para frente e expire quando movimentá-la para trás. Esses micro movimentos vão mobilizar sua lombar e diminuir a tensão muscular gerada pela permanência nesta posição.

 

 

 

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