Backlight profile of a woman breathing deep fresh air in the morning sunrise isolated in white above

A importância de respirar bem

Quando se trata da respiração, nós vivemos no piloto automático. Sem controlar o ar que entra em nossos pulmões de forma consciente, realizar as atividades rotineiras não parecem requerer muito esforço. Mas o que você talvez não saiba, é que a respiração é uma grande aliada do bem estar.

Respira, inspira, expira.

 

Backlight profile of a woman breathing deep fresh air in the morning sunrise isolated in white above

Respira, inspira, expira. Respirar corretamente tem efeitos diretos na saúde emocional. Contar até dez em momentos de estresse e ansiedade tem um motivo que vai além do tempo para se acalmar. Em momentos de crise, áreas do nosso cérebro que estimulam a hiperventilação são ativadas, fazendo com que o ar seja inalado com mais rapidez e de forma rasa. Assim, quando respiramos devagar e conscientemente, o esforço necessário para isso nos ajuda a manter a calma e faz com que o organismo volte ao equilíbrio. A respiração controlada também tem o poder de trazer a atenção ao momento presente, fazendo com que o estado de ansiedade seja minimizado.

Outros benefícios

Mas respirar melhor não se resume apenas a trazer calma para o corpo e a mente, consequências a curto, médio e longo prazo são notadas com algumas mudanças de atitude, benefícios na postura e no sistema circulatório são apenas algumas das melhoras notadas pelo organismo. A respiração correta aumenta a oxigenação das células e tecidos, eliminando toxinas e garantindo corpo e cabeça energizados. Além disso, com uma melhor oxigenação dos tecidos, a sua pele fica luminosa e radiante, garantindo também um sono melhor. São 1001 benefícios!

Pilates e a respiração

Class and instructor doing stretching pilate exercises in fitness studio
Já diria Joseph Pilates: “Mesmo que você não siga nenhuma das outras instruções, aprenda a respirar corretamente.”. Dentro do Pilates, respirar de forma correta é essencial, pois na modalidade, a inspiração e a expiração da respiração são utilizadas para coordenar movimentos em vários exercícios. Ao trabalhar a musculatura respiratória, os exercícios são realizados em associação com uma respiração completa e ideal, liberando a ansiedade concentrada no diafragma, melhorando a postura e diminuindo o estresse.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter para receber novidades todas as semanas, prometemos só mandar coisas legais :)



Quer mais informações?

Preencha seus dados abaixo para que não haja dúvidas :)





Champagnat

R. Edmundo Saporski, 80

41 3029-1785