Group of spectators cheering runners just before the finish line. Female runner finishing the race with her team applauding her efforts.

Melhore a corrida com Pilates

Na corrida,  o corpo executa os mesmos movimentos repetidamente. Estes movimentos são de alto impacto e causam estresse sobre as articulações, podendo ocasionar lesões. O Pilates apresenta um método de rotina funcional que incorpora muitos componentes de fisioterapia e fortalecimento, que podem ajudar diretamente na construção de uma boa forma e no desenvolvimento de força essenciais para a corrida.

Ao praticar Pilates, se trabalha constantemente com o centro do corpo, o chamado core ou powerhouse. Essa região é responsável pelo equilíbrio e pela postura do tronco em qualquer movimento, e é compostas por músculos que formam um “centro de força” que garante a flexibilidade e a estabilidade da coluna lombar. Ter o core fortalecido é essencial para otimizar o treino de corrida. É comum pensar que correr é um exercício só de pernas, porém há muito mais envolvido — principalmente os músculos da parte inferior do tronco. Logo, ter esta região forte evita sobrecarregar coluna, joelhos e quadris.

Além disso, os exercícios de Pilates trabalham com alguns elementos-chave como respiração, flexibilidade, postura, mobilidade e equilíbrio, que ajudam a tornar a prática de corrida ainda mais eficiente.

Para corredores e atletas lesionados, o Pilates ainda oferece o potencial de ajudar na recuperação das leões assim como em sua prevenção. A maioria dos corredores se lesiona justamente por uma falta de fortalecimento corporal, o que dificulta que o corpo acompanhe o trabalho pesado do sistema cardiovascular.

Ainda não está convencido? Veja uma lista resumindo os benefícios que o método pode trazer para a sua prática:

  1. Fortalece o core (abdominais e região lombar)
  2. Ajuda a fortalecer os pulmões
  3. Corrige imperfeições posturais
  4. Alonga os músculos e deixa mais flexível, aumentando o passo
  5. Diminui os riscos de lesões
  6. Ajuda a deixar as pernas ainda mais fortes

 

Referências:

aqui / aqui / aqui

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